Silvio Santos, o grande ícone da televisão brasileira, faleceu aos 93 anos em São Paulo, deixando um burburinho gigantesco na imprensa. Ele, que sempre foi mestre em criar momentos memoráveis, aprontou uma das suas em 2003, durante umas férias lá em Orlando, nos Estados Unidos. O apresentador, que comandava o SBT com maestria, foi abordado por uma repórter da Contigo! querendo saber mais sobre uns boatos de aposentadoria que estavam rolando na época.
Silvio, conhecido por ser meio na dele e não curtir muito dar entrevistas, resolveu tirar onda com a situação. Sem pestanejar, ele mandou na lata que estava com uma doença terminal e que ia vender o SBT! Claro que essa “notícia bomba” se espalhou feito pólvora e, em pouco tempo, estava todo mundo falando disso – jornais, revistas, programas de TV… Tudo quanto é lugar.
O próprio Silvio, com seu jeitão brincalhão, disparou: “Ah, você não sabe? No ano passado fui ao Medical Center em Miami, e eles disseram que só tenho mais seis anos de vida. Tô com um problema gravíssimo nas artérias do coração. E eles me disseram que, de agora em diante, só preciso descansar.” A galera ficou em assustada, mas, no fim, era tudo uma grande brincadeira.

E quem não podia ficar de fora dessa confusão era o Gugu Liberato, que foi conversar ao vivo com o Silvio durante seu programa. Mas, no fim das contas, não passou de uma zoeira, algo típico do nosso eterno comunicador.
Agora, sobre a herança de Silvio Santos, o assunto também rendeu. A advogada Sylvia Drummond, especialista em Direito de Família, deu uma entrevista à Contigo! falando sobre isso. Segundo ela, a Iris Abravanel, esposa do Silvio, pode acabar com a maior parte do patrimônio que ele deixou. Tudo depende de como eles se casaram, e parece que o regime de comunhão parcial de bens favorece a Iris.
A Sylvia explicou que, se o casamento deles foi assim, metade do patrimônio do Silvio já era da Iris desde sempre. Ou seja, só a outra metade é que tá sendo discutida no testamento. E, desse pedaço, Silvio poderia dispor de 25% como quisesse – o restante seria dividido entre os herdeiros. Então, basicamente, o que tá em jogo é só a parte que pertencia exclusivamente ao Silvio, já que a outra metade já é da Iris por direito.
Eu sempre achei o Silvio um cara genial, não só pelo que fez na TV, mas também por essas sacadas dele. Ele sabia como ninguém criar um burburinho, manter as pessoas ligadas e, ao mesmo tempo, fazer tudo com uma pitada de humor. E essa história de 2003 mostra bem isso, como ele tinha esse dom de transformar qualquer situação em algo marcante.
Fora que, falando da Iris, todo mundo sabe que ela foi uma parceira de longa data do Silvio. E, se for mesmo ela que vai ficar com a maior parte da herança, não seria nenhuma surpresa. Ela sempre esteve ao lado dele, ajudando a construir o império que é o SBT hoje em dia.
Enfim, essa é mais uma daquelas histórias que só o Silvio Santos poderia protagonizar. Mesmo depois de nos deixar, ele continua sendo assunto e motivo de muitas lembranças, tanto pelas suas brincadeiras quanto pelo legado que construiu na TV brasileira.