Sabe aquele hábito chato de roer as unhas? Pois é, muita gente tem, seja por ansiedade, tédio ou nervosismo. E, embora pareça algo simples, esse costume pode trazer várias consequências ruins pra nossa saúde bucal. Nesse texto, vou falar um pouco sobre o porquê de tentar largar de vez esse vício e também dar algumas dicas pra ajudar quem tá nessa luta.
As mãos são um convite para as bactérias
O que muita gente não percebe é que nossas mãos ficam o tempo todo em contato com tudo quanto é coisa, né? Tipo, maçanetas, teclados, celulares, dinheiro, objetos na rua… é tanta coisa que é impossível manter as mãos limpas o tempo inteiro. E adivinha o que tem nessas superfícies? Bactérias! Aí, quando a pessoa leva as mãos na boca, fica mais fácil de essas bactérias entrarem na nossa cavidade bucal. Isso acaba aumentando o risco de infecções e inflamações nas gengivas, sem contar as outras complicações que podem surgir. Ou seja, é como se a gente estivesse abrindo a porta pra uma festa de germes e problemas dentro da boca, e quem vai pagar o preço disso somos nós mesmos.
Danos pros dentes também
Agora, se roer as unhas já não fosse ruim o suficiente, tem também o efeito nos dentes. Roer as unhas acaba fazendo uma pressão desnecessária nos dentes, o que pode resultar em rachaduras e até lascas, sem contar que com o tempo pode afetar o alinhamento deles. E você sabe que isso não é só um problema estético, né? Pode gerar dores e complicações maiores. E, como se não fosse o suficiente, o hábito de roer as unhas também acaba deixando elas bem fracas. Aí, parece que o ciclo vicioso nunca vai acabar, e a vontade de roer só aumenta. Vai ficando cada vez mais difícil parar.
Mais cuidado no verão
Com a chegada do verão, muita gente começa a viajar, ir pra praia, e acaba se distraindo mais, o que pode até aumentar esse tipo de hábito. Como as mãos ficam em contato com tudo, incluindo areia e outros lugares, o risco de pegar mais bactérias e sujeira na boca também aumenta. Ou seja, é uma época que exige ainda mais atenção pra não cair nesse erro.
Dicas pra largar esse hábito
Agora, a grande pergunta: como parar de roer as unhas? Olha, não é fácil, mas não é impossível. Primeiro de tudo, você precisa se conscientizar. É fundamental perceber os momentos em que você tende a roer as unhas e entender o que te faz ter esse impulso. Quando você descobre o gatilho, fica mais fácil de tentar controlar.
Outra dica bacana é cortar as unhas bem curtinhas. Isso ajuda bastante, porque diminui a tentação de roer. E, claro, cuidar das unhas com frequência, porque unhas bem cuidadas ficam mais bonitas e é menos provável que você queira destruí-las.
Uma outra estratégia que funciona bastante é manter as mãos ocupadas. Pode ser com alguma atividade manual ou até usar aqueles brinquedinhos antiestresse, como bolinhas ou anéis. Assim, quando der vontade de roer as unhas, você pode apertar uma bolinha ou brincar com o anel e desviar o foco.