Maiara, da famosa dupla com Maraisa, sempre esteve no centro das atenções, mas ultimamente a cantora tem se envolvido em um novo assunto que tem gerado bastante discussão entre seus fãs: o cabelo. Depois de ser muito questionada e até criticada pelo seu emagrecimento, agora o que está chamando a atenção do público é o tamanho do cabelo de Maiara, que ficou imenso. Isso fez com que muita gente começasse a especular, se perguntando se ela estaria usando uma peruca.
Será que a Maiara tá usando peruca?
Na real, a cantora não está usando peruca, mas sim um procedimento que é bem famoso entre as celebridades: o tal do megahair. Parte do cabelo da Maiara, na verdade, não é natural, mas isso não quer dizer que ela esteja usando aqueles mega acessórios como laces ou perucas que cobrem todo o couro cabeludo, como muita gente pensou. O megahair é basicamente um aplique que é colocado no cabelo natural da pessoa para aumentar o volume ou o comprimento. Por isso, é muito comum as pessoas confundirem com peruca, mas no caso da Maiara, é um aplique de cabelo.
E por que a Maiara usa megahair?
Muita gente, quando viu a transformação da cantora, achou que ela tava fazendo só por estética, mas na real, a história por trás disso é mais séria. Maiara não está só preocupada em mudar o visual, mas na verdade ela sofre de uma doença chamada alopecia. Para quem não sabe, alopecia é uma condição que causa a queda de cabelo ou faz com que ele fique mais ralo. Ela mesma já falou publicamente sobre isso, dizendo que tem tentado diversos tratamentos, como o uso de medicamentos, mas, até agora, nada tem surtido o efeito desejado.
Em um desabafo nas redes sociais, Maiara contou que já tentou de tudo para controlar a queda de cabelo: “Já tomei Pantogar, já tomei tudo o que você possa imaginar. Eu faço tratamento capilar para segurar, mas não adianta muito”. Mesmo assim, a cantora parece estar bem com a situação e segue afirmando que é feliz do jeito que está. “Eu sou feliz assim. Adoro montar um cabelo. Deus não faz nada por acaso. Adoro colocar um cabelo assim, assado. Eu só cantava, agora falo até de imagem”, disse ela, mostrando que está lidando bem com a condição e que, de certa forma, aprendeu a tirar proveito disso.
Alopecia no Brasil e a relação com a Maiara
A alopecia, apesar de não ser algo muito comentado no dia a dia, é bem mais comum do que a maioria das pessoas imagina. De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), cerca de 42 milhões de pessoas no Brasil sofrem com algum tipo de alopecia. E o dado mais curioso é que, segundo a SBD, cerca de 25% das pessoas com calvície no Brasil têm entre 20 e 25 anos. Ou seja, a alopecia não atinge só os mais velhos, como muitos pensam, mas é algo que pode afetar pessoas de todas as idades.
Isso acaba colocando em perspectiva a relação de Maiara com sua aparência. Ela não é a única que sofre com essa condição, e muitas pessoas que passam por isso acabam buscando alternativas, como o megahair, para disfarçar a queda de cabelo e se sentir mais confiantes. É interessante como, por trás da transformação da Maiara, existe uma história de superação e adaptação a algo que não está totalmente sob seu controle.
E olha, é legal perceber como a cantora, mesmo com toda a pressão de ser uma figura pública, parece não se deixar abalar tanto pelas críticas e segue sendo autêntica, mostrando que é possível passar por dificuldades e, ao mesmo tempo, se divertir com a própria imagem, sem perder a autoestima. Ao invés de se esconder ou sentir vergonha da alopecia, Maiara transformou isso em algo que a empodera, e isso é, sem dúvida, inspirador para muitas pessoas que passam pelo mesmo problema.
E aí, o que você acha de tudo isso? Já conhecia a história da Maiara e da alopecia?