O Banco Central (BC) soltou aí nessa sexta-feira (6) uma notícia que deixou muita gente animada: tem uns R$ 8,56 bilhões que tão “dando sopa” e podem ser resgatados no Sistema de Valores a Receber (SVR). Esse valor é referente ao mês de julho, então quem estava com uma graninha esquecida por aí, pode ser que seja a hora de ir buscar.
Esse SVR é basicamente um sistema do BC que permite verificar se tanto pessoas físicas (sim, até quem já morreu) quanto empresas têm algum dinheiro esquecido em banco, consórcio ou outra instituição dessas por aí.
Como fazer pra consultar e sacar esse dinheiro?
Bom, o único jeito de saber se você tem grana pra receber é indo no site oficial que o Banco Central criou pra isso. Mas ó, cuidado com site falso por aí, viu? Tem muita gente mal-intencionada tentando enganar os outros.
Agora, importante: se você tiver dinheiro lá, pra receber só usando chave PIX. Pois é, se você não tem chave, vai ter que correr atrás de uma. Ou, se preferir, você pode falar diretamente com o banco ou a instituição que tá com seu dinheiro e combinar outro jeito de receber, mas acho que a maioria vai preferir criar a tal da chave mesmo e seguir o fluxo.
Agora, se o dinheiro for de alguém que já faleceu, aí o processo é um pouco mais enrolado. Só herdeiro, inventariante, ou algum representante legal pode mexer nesse assunto. E tem que preencher uns documentos também, tipo termo de responsabilidade. Ou seja, não é só chegar e pegar não, tem uma burocracia envolvida.
E o que fazer depois de consultar?
Depois de olhar lá no sistema e descobrir que tem algum valor pra receber, o próximo passo é entrar em contato com o banco ou a instituição que tá com a grana. Aí cada uma delas vai te passar os procedimentos que você precisa seguir. Cada instituição tem seu jeitinho de fazer as coisas, então tem que prestar atenção nisso.
Agora, falando sério, com tanta gente distraída com a correria do dia a dia, é fácil esquecer uma conta ou até algum investimento que foi feito lá atrás, né? Esses sistemas são uma mão na roda pra ajudar a recuperar esse dinheiro que tava perdido por aí. Eu mesmo uma vez descobri que tinha uns trocados numa conta que eu nem lembrava mais. Nada demais, mas deu pra pagar umas contas. Vai que você tem mais sorte?
Só não esquece de correr atrás, porque vai que, né, dinheiro parado não rende, e nesse momento que a gente tá, qualquer extra ajuda demais. Aliás, falando em ajudar, por que será que a gente não ouve mais sobre esses valores perdidos com mais frequência? Vai ver o governo não quer que todo mundo descubra de uma vez, ou sei lá. Mas enfim, se você tem um tempinho, vale a pena dar uma olhada. Quem sabe?
E outra coisa: melhor garantir que tudo tá certinho na hora de pedir a devolução. Já vi caso de gente que perdeu o prazo ou não conseguiu porque faltava um documento. Esses detalhes são chatos, mas valem a pena no fim das contas, né?