Cientistas indicam melhor exercício para reduzir idade biológica em 8 anos

Você sabia que tem como parecer até 8 anos mais jovem, só cuidando das células do corpo? Um estudo recente mostrou que o levantamento de peso pode ser o segredo pra diminuir a nossa idade biológica, trazendo vários benefícios pra saúde.

Enquanto a idade cronológica é basicamente os anos que a gente vive, a idade biológica mostra o quão bem as nossas células estão, e como o corpo tá envelhecendo de verdade. Ter uma idade biológica mais baixa é uma vantagem, porque está relacionado com uma vida mais longa e saudável, com mais qualidade.

Mas como que o levantamento de peso pode diminuir essa tal idade biológica? Segundo a pesquisa, o treino de força, tipo o levantamento de peso, é ótimo porque ele ajuda a manter os telômeros — que são como as “capinhas” de proteção do nosso DNA. Esses telômeros, com o tempo, vão diminuindo e isso está ligado ao envelhecimento. Quando eles são mais longos, a gente envelhece mais devagar e tem menos chances de desenvolver doenças relacionadas à idade.

Esse estudo foi publicado na revista Biology e envolveu 4.800 pessoas. O que descobriram foi que quem faz exercícios de força tem telômeros muito mais longos do que quem não pratica nenhum tipo de atividade física. Pra se ter uma ideia, se a pessoa treinar 90 minutos de levantamento de peso por semana, ela pode reduzir até 3,9 anos da sua idade biológica. E se a pessoa se dedicar três vezes por semana, com uma hora de treino cada vez, ela pode chegar a diminuir até 7,8 anos! Parece incrível, né?

Além disso, o levantamento de peso tem muitos outros benefícios. Ele melhora a saúde do coração, ajuda a combater a obesidade, reverte a perda de massa muscular e acelera o metabolismo. Ou seja, ele faz um monte de coisas boas pro corpo.

Larry Tucker, o cara que fez esse estudo e é professor na Universidade Brigham Young, nos Estados Unidos, explicou que o treinamento de resistência, como o levantamento de peso, ajuda a retardar o envelhecimento biológico. Segundo ele, esse tipo de treino também ajuda a reduzir as doenças crônicas e problemas metabólicos, que são comuns com o passar dos anos. Mas ele fez questão de dizer que, apesar da correlação ser muito forte, ainda não dá pra provar 100% que levantar pesos vai diretamente causar telômeros mais longos.

Agora, se você quer começar a fazer esses exercícios de força, mas não sabe por onde começar, aqui vão algumas dicas de atividades que trabalham os músculos mais importantes do corpo:

  • Agachamento, que fortalece as pernas e o bumbum.
  • Levantamento terra, bom pra costas e pernas.
  • Supino, que trabalha o peito e os braços.
  • Pranchas e abdominais, que fortalecem o core (a parte do meio do corpo).

O ideal é tentar fazer esses exercícios pelo menos três vezes por semana, que é o que os especialistas recomendam. Mas, atenção! Se você nunca treinou ou se tem algum problema de saúde, é muito importante começar devagar, com cuidado. Pode ser uma boa ideia procurar um personal trainer ou um educador físico pra evitar lesões e garantir que você esteja fazendo os movimentos do jeito certo.