O jornalista Rodrigo Bocardi, que foi demitido pela Globo na última quinta-feira (30/1), decidiu não ficar quieto e tá se preparando pra processar a emissora carioca, onde ele trabalhou por 25 anos. O ex-apresentador do Bom Dia São Paulo foi surpreendido com uma demissão por justa causa, após a Globo acusá-lo de “descumprir normas éticas”. O negócio ficou feio pra ele!
A decisão de mandar o Bocardi embora por justa causa rolou depois que o Comitê de Auditoria e Compliance da Globo e a Comissão de Ética da empresa analisaram uma denúncia que, segundo o Notícias da TV, era “muito grave” e que envolvia, além dele, outro jornalista que atuava como assessor de imprensa. A denúncia diz que Bocardi estaria cobrando empresas de ônibus, coleta de lixo e obras públicas pra não falar mal delas no Bom Dia São Paulo. Mas o Bocardi negou tudo e falou que vai processar a Globo, porque, segundo ele, não fez nada errado. Ele tá com a “consciência tranquila”, como escreveu nas redes sociais, mas, por orientação dos advogados, não tem dado entrevistas sobre o caso.
Mas, olha, a coisa não para por aí. A denúncia envolve ainda um esquema milionário, que envolve esse tal assessor de imprensa que, pelo que parece, tem uma agência de relações públicas que presta serviço pra empresas e partidos políticos, além de serviços públicos. Esse tal jornalista acusado de ser o “braço direito” do Bocardi no esquema teria recebido grana alta de empresários pra que suas empresas não fossem alvo de críticas durante o Bom Dia São Paulo. É pesado, né?
O Bocardi, por outro lado, se defende e diz que nunca teve envolvimento com esse esquema de grana, e que a única relação dele com esse assessor foi profissional, dentro da rotina de jornalismo. Ele também negou que tenha feito qualquer tipo de cobrança pra não criticar empresas ou qualquer outra coisa. Fica difícil saber quem tá falando a verdade nesse rolo todo.
Vale dizer que, no mundo da Globo, demissões por justa causa não são tão comuns. Na real, nem o jornalista Dony de Nuccio, que foi demitido em 2019 por negociar um contrato com o Bradesco no valor de R$ 60 milhões (uma baita violação do código de ética da Globo), teve o mesmo tratamento de Bocardi. Quando um funcionário é demitido por justa causa, ele perde a multa de 40% sobre o FGTS e também o aviso prévio, ou seja, é um baque pesado.
É tudo muito complicado, porque, do lado de fora, a gente fica pensando: será que o Bocardi realmente cometeu esse erro todo? Ou ele foi alvo de uma armadilha de algum outro jornalista com interesses próprios? O que é certo é que esse caso vai longe ainda. E a Globo, que nunca mais comentou oficialmente o caso, deve estar torcendo pra isso tudo esfriar logo.
Enfim, o clima agora tá tenso e com certeza muita gente vai ficar de olho no que vai acontecer nos próximos dias. Vamos ver como essa história vai se desenrolar e se o Bocardi realmente vai processar a Globo ou se tudo vai acabar em uma negociação nos bastidores. O que sabemos é que o jornalismo, nesse momento, fica em jogo.