Grande parte dos seres humanos com certeza já teve aquela sensação de ver formas estranhas ao olhar para um ponto fixo. Normalmente, quanto mais piscamos, mais essas formas parecem se mover. É interessante porque muitos de nós passamos por isso, porém, não costumamos falar sobre isso, e nem sabemos que esse fenômeno é algo recorrente. Isso se deve às dificuldades que encontramos ao tentar explicar o que vimos. Para falar a verdade, nem todos têm a capacidade de explicar esse fato de uma forma que seja claro para os outros.
A maneira mais correta de descrevê-lo seriam formas que lembram pequenas minhocas em movimento, que aparecem repentinamente em nosso campo de visão e duram apenas alguns segundos. Se você já passou por isso e tem curiosidade de saber o porquê que isso acontece , então fique aqui que explicaremos o que é.
Seu nome científico é Muscae volitantes, ou “moscas voadoras” – porém, eles não são insetos. De acordo com o que o Dr. Fábio Mello destaca: “Esses fenômenos é como um excelente vídeo TED-Ed explica, eles são objetos minúsculos dentro de seus olhos. Eles podem ser pedaços de tecido, glóbulos vermelhos ou aglomerados de proteínas flutuando no humor vítreo. Esta é a substância gelatinosa entre a lente e a retina que mantém o olho em forma”.
Seja sincero, você alguma vez na vida suspeitava que essa poderia ser a explicação para isso? Há pessoas que pensam que esse fenômeno está relacionado ao sol, uma vez que muitas vezes essas visões aparecem quando olhamos diretamente para o céu em dias ensolarados. Todavia, essa não é a única condição para isso. É muito curioso imaginar que essas formas estão “dentro” dos nossos olhos.
No entanto, para que esse fenômeno aconteça, deve haver uma luz brilhando contra os olhos. A luz entra no olho através da lente e ativa certas células na retina, porém, à medida que os flutuadores se mexem ao redor do vítreo, eles lançam sombras na retina, criando as imagens peculiares que muitos de nós podemos ver.
O vídeo que você verá abaixo, com legendas em português, explica com mais detalhes como funciona esse procedimento e o que exatamente ativa essas “visões”. Confira: