Tuca Andrada não perdoa e detona Neymar após volta ao Santos

Uma declaração do rapper Mano Brown sobre o retorno de Neymar ao Santos gerou bastante repercussão nas redes sociais depois que o jogador foi apresentado na Vila Belmiro. Durante a entrevista, Mano Brown comparou essa possibilidade com a “volta de Jesus” e, com isso, a frase ganhou ainda mais visibilidade quando o jogador finalmente retornou ao seu clube de origem.

Na última noite de domingo (2/2), o ator Tuca Andrada também resolveu comentar o assunto e, dessa vez, soltou a língua no Instagram. “Passando pra avisar que continuo admirando muito o Mano Brown e achando o Neymar um babaca”, escreveu ele, deixando claro que não tem simpatia alguma pelo atleta. O post chamou atenção pela sinceridade e pelo tom direto.

Pra quem não se lembra, lá em 2022, durante uma conversa no famoso podcast Podpah, Mano Brown fez uma analogia curiosa sobre o retorno de Neymar ao Santos. “Ele voltar seria tipo Jesus voltando, né? Quem viver, verá”, falou o rapper na época, comparando o possível retorno do craque ao time de sua infância com uma espécie de evento grandioso e quase místico, algo digno de grandes expectativas.

Essas declarações têm gerado bastante conversa. Se por um lado temos o admirável respeito de Mano Brown pelo Santos e sua postura crítica em relação ao Neymar, por outro, a comparação feita pelo rapper levanta discussões sobre o nível de idolatria que alguns atletas alcançam. Vale ressaltar que essa metáfora de “voltar como Jesus” dividiu opiniões: muitos fãs acharam exagerada, enquanto outros acreditaram que ele apenas fez uma forma irônica de falar sobre o impacto que a volta do jogador teria para o time e para a torcida.

Mas, na real, essa comparação de Mano Brown acaba sendo bem interessante se pensarmos no que ela representa em termos de expectativas e no que a figura de Neymar representa pro futebol brasileiro. Tem toda uma questão de fé, de voltar para as origens, de um fenômeno que mexe com os corações dos torcedores. A frase “quem viver, verá” também tem aquele toque de mistério, algo meio profético, que dá aquele tempero na história e faz todo mundo querer saber mais.

E aí entra o comentário do Tuca Andrada, que traz outro ponto de vista, o do descontentamento. Pra ele, Neymar não é exatamente um exemplo, e talvez ele tenha ficado incomodado com a maneira que o atleta é tratado como um ícone, quando talvez, em sua visão, isso não se justifique tanto assim. O fato é que tanto o rapper quanto o ator têm suas opiniões bem formadas, e, de certa forma, essas discussões acabam trazendo mais à tona a personalidade e os valores de cada um.

No fim das contas, a volta de Neymar ao Santos será sempre um assunto polêmico, não importa o que digam. Tem a galera que vai apoiar, tem a galera que vai criticar, e é isso que mantém o futebol brasileiro tão fervoroso e cheio de debate. O que está claro é que qualquer movimentação de Neymar sempre vai gerar uma enxurrada de comentários e, com isso, muitas comparações, como a de Mano Brown. E se tem algo que o brasileiro adora é um bom papo sobre futebol. E isso ninguém pode negar!