Preta Gil voltou a preocupar seus fãs nesta semana ao dizer que precisou ser internada em decorrência de uma infecção no rim. Num bate papo com à CARAS Brasil, o médico nefrologista André Pimentel revelou mais detalhes da condição que atinge a muitas mulheres segundo ele.
“A pielonefrite é uma infecção provocada pela presença de bactérias nos rins. Essas bactérias podem chegar aos rins pelo sangue, mas o mais comum, sobretudo nas mulheres, é a entrada pelo canal urinário chamado uretra. Dali, elas vão à bexiga, passam pelo ureter e atingem os rins”, começou dizendo o médico.
Ele ainda contou que algumas bactérias que resistem ao intestino, como por exemplo a escherichia coli, quando conseguem ir a outros órgãos, levam a importantes problemas. “Por isso, é fundamental que haja higiene com água e sabonete todas as vezes que as pessoas evacuam e também, após a relação”.
Não igual a da uretra masculina, a feminina tem um tubo curto, que pode ser de até 5 centímetros o seu tamanho. Diante disso ele deixa claro que as mulheres devem ter mais cuidado, por terem um acesso mais fácil a bexiga, para as bactérias.
“Outra recomendação importante é sempre fazer a limpeza com papel ou jato de água da frente para trás e nunca ao contrário, para evitar o risco de as bactérias chegarem mais perto da vulva, onde estão localizadas as entradas da uretra e da vagina. Quando entram pela vagina, essas bactérias provocam as vaginoses, que também são infecções”, disse Pimentel.
De acordo com o nefrologista, na grande maioria dos casos, os sintomas da pielonefrite são febre, mal-estar, calafrios, náuseas, vômitos, dor na região lombar, dor nas costas, dor pélvica, dor abdominal, urgência para urinar, vontade de urinar com frequência, urina com odor forte, dor durante a micção e presença de pus ou sangue na urina.
“Mas normalmente, os sintomas de uma infecção no trato urinário são mais leves no início e uma atitude muito comum entre as pessoas que estão com alguns dos sintomas típicos de infecção urinária, como dores na bexiga, ardência ao urinar e urgência em eliminar a urina, mas saindo apenas em gotas, é tomar apenas o analgésico para trato urinário, vendido sem receitas na farmácia”, ressalta ele.
Ele ainda disse que se usa o analgésico para a dor e para conter a bactéria, se necessita de tomar o antibiótico. Ele contou que tomar o remédio para a dor, pode acabar escondendo irmão. Alem disto a pielonefrite, se não for descoberta a tempo de tratada, pode gerar até mesmo uma infecção generalizada, e isso consequentemente pode ter sérios riscos de morte.
O médico ainda ressalta que a pielonefrite que nao for tratada, acaba acometendo de forma severa os rins, levando então a uma doença renal aguda ou crônica, o órgão fica muito limitado, e não consegue exercer sua função, podendo levar a condições ainda mais graves como até mesmo a morte. “Quando os rins perdem cerca de 80% da capacidade de funcionamento, o tratamento dos pacientes é a diálise, ou seja, o uso de uma máquina que substitui o trabalho do rim”, ressaltou ele.