Martinho da Vila aciona à Justiça após aposentadoria ser suspensa por falta de prova de vida

O sambista, Martinho da Vila abre processo na justiça contra o INSS após enfrentar problema com o pagamento de sua aposentadoria

O cantor e compositor Martinho da Vila entrou com um processo contra o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) após ter sua aposentadoria suspensa. Na ação, o dono do hit de sucesso “Casa de Bamba” exige a devolução de cerca de R$ 80 mil. Conforme com informações repassadas pela coluna do jornalista Ancelmo Gois no jornal O Globo, a cessação dos pagamentos se deu após a ausência da prova de vida, procedimento obrigatório aos beneficiários.

Ainda conforme com o portal, a pensão, válida desde 2006, parou de ser paga em 2021. Entre outubro de 2022 e junho de 2023, o músico fez 13 novas provas de vida para comprovar o direito de receber o benefício. Na segunda semana de setembro do ano passado, o sambista se viu obrigado a entrar na Justiça Federal para receber o depósito, que não havia sido retomado pelo instituto.

Em comunicado compartilhado ao g1, o INSS disse que o benefício do famoso foi reativado e o pagamento de dezembro de 2023 e janeiro deste ano já foram quitatos. Ainda conforme o comunicado, o excedente será disponibilizado em até 15 dias utéis na instituição bancária.

“É importante que o senhor Martinho logo saque com urgência as parcelas já disponíveis para que o sistema não suspenda o pagamento por não recebimento por parte do segurado”, afirmou o INSS, que ainda lamentou o desgaste gerado.

Martinho da Vila faz rara aparição com a esposa
O sambista Martinho da Vila aproveitou uma viagem com a esposa, Cléo Ferreira, e foi flagrado pelos paparazzi assim que chegou em um aeroporto no Rio de Janeiro. Os pombinhos fizeram a rara aparição juntos em público.

O casal foi fotografado enquanto andavam pelo aeroporto com suas bagagens e o músico esbanjou humildade ao acenar para os fotógrafos quando viu que estava sendo fotografado no local.

Vale destacar que Martinho e Cleo estão casados há mais de três décadas e recentemente renovaram os votos de casamento há poucas semanas em uma celebração realizada pelo padre Júlio Lancellotti no Teatro J.Safra, em São Paulo.

Nos dias que correm, o cantor está com 85 anos de idade e a esposa dele tem 51 anos – sendo 34 anos mais jovem do que ele. No decorrer de uma entrevista cedida ao programa Roda Viva, da TV Cultura, Martinho da Vila elogiou a esposa. “Ela é a minha musa principal. O que eu já fiz de música para ela, foram inúmeras… Ela é tão importante na minha vida que, além de mulher, é uma grande amiga, ela é minha fã número 1, ela ouve minhas músicas… Ela cuida de mim. Ela vibra quando eu recebo uma homenagem, uma coisa qualquer, mais do que eu. Eu tenho a responsabilidade de não ficar doente, de me cuidar além do que ela me cuida. Se eu ficar doente, ela fica doente também, eu acho”, disse o músico com um sorriso no rosto.