Aos 88 anos, lamentavelmente nos deixou o ator e diretor teatral Jairo de Andrade, deixando seus seguidores e admiradores em luto. O falecimento do artista foi confirmado neste domingo (31/12), na cidade de Campo Bom, na Região Metropolitana do estado do Rio Grande do Sul.
De acordo com informações dos familiares de Jairo, o ator vinha enfrentando problemas de saúde decorrentes de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) que sofreu em 2015. Além de ator, o artista foi um dos responsáveis pela fundação do Teatro de Arena de Porto Alegre.
Os herdeiros de Jairo de Andrade relataram que o falecimento do pai ocorreu devido a uma falência múltipla de órgãos. Nascido em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, o artista foi reconhecido como uma das figuras proeminentes no teatro de resistência durante os anos 70, durante a Ditadura Militar.

A Secretaria de Cultura de Porto Alegre emitiu um comunicado expressando pesar pela perda de Jairo. Na nota, o órgão destacou os trabalhos do artista. O secretário de cultura, Henry Ventura, também prestou sua manifestação após a confirmação do falecimento de Jairo.
“Henry expressou em suas redes sociais: ‘Jairo de Andrade deu vida a um palco que não apenas acolhia a arte, mas também era um símbolo de resistência. Em uma época em que a cultura se via confinada a poucos espaços, ele fez parte de um grupo que liderou esse movimento tão significativo’.”
O velório de Jairo aconteceu nesta tarde no Cemitério Municipal de Campo Bom. Após a cerimônia de despedida, o corpo foi cremado. O artista deixa cinco filhos.
Originário de Uruguaiana, na região da Fronteira Oeste, o diretor foi reconhecido como uma figura proeminente no teatro de resistência durante a Ditadura Militar na década de 1970. “Em uma época em que a cultura se encontrava confinada a poucos lugares, ele fez parte de um coletivo que liderou esse movimento tão crucial”, declarou a Secretaria de Cultura de Porto Alegre.
Nota da Secretaria de Cultura do RS
“A Secretaria de Estado da Cultura (Sedac) lamenta o falecimento do ator Jairo de Andrade. Nascido em Uruguaiana em 1935, foi ator, diretor e, ao lado do Grupo Teatro Independente (GTI), fundador do Teatro de Arena, em 1967. O Estado perde, hoje, um grande e ilustre personagem do teatro de resistência e um dos principais nomes do teatro gaúcho”.
Nota da Secretaria de Cultura de Porto Alegre
“O Secretário de Cultura e Economia Criativa de Porto Alegre, Henry Ventura, lamentou a morte de Jairo de Andrade. E disse: “Jairo de Andrade deu vida para um palco não apenas de arte, mas de resistência. Num período onde a cultura ficava restrita a poucos espaços, ele fez parte de um grupo que realizou essa frente tão importante”.
Diversos artistas em todo o Brasil reconhecem o grande trabalho do ator e diretor no teatro brasileiro, tendo tido enorme sucesso com a criação de peças de muito prestígio do público.
Com certeza seu legado foi registrado no teatro brasileiro sempre com muito amor que o mesmo tinha a sua profissão. Diversas peças do importante diretor vão aos palcos todos os anos, foram muitas as homenagens prestadas a Jairo de Andrade em todo o Brasil.
Continue seguindo nossos sites e esteja sempre bem informado sobre os principais acontecimentos do Brasil e do mundo, compartilhe essa matérias com seus amigos em suas redes sociais.