Recentemente foi realizado um estudo por cientistas e pesquisador, e foi publicado no início do mês de março, dia 4 de março, na revista científica Nature, e essa pesquisa evidencia quais são os efeitos de algumas bebidas alcoólicas no nosso cérebro.
O que eles descobriram são que as pessoas que tomam acima de uma certa quantidade de bebidas alcoólicas, tinham os seus cérebros que pareciam ser e estar muito mais velhos, do que realmente eram.
Essa pesquisa acompanhou 37 mil adultos, e eles foram separados em dois grupos diferentes, onde em um deles as pessoas contaram que tomavam de uma a duas unidades de álcool todos os dias, sendo de cerveja ou de vinho, e o outro grupo tomava mais de quatro unidades diariamente.
O que esse estudo considerou foi que duas unidades de álcool são equivalentes a um litro de cerveja ou também a uma taça de vinho, pois o teor alcoólico do vinho é bem maior que o da cerveja, por exemplo.
Todas as imagens cerebrais foram devidamente analisadas pelos pesquisadores, e eles conseguiram chegar à conclusão de que todas as pessoas que consomem bebidas alcoólicas diariamente, mesmo que sendo pouco, apresentaram uma diminuição no volume do seu cérebro.
Portanto, absolutamente todas as pessoas que acham que tomar uma garrafa de cerveja ou uma taça de vinho todos os dias, pode ser algo inofensivo, estão completamente enganadas.
Todos os voluntários dessa pesquisa que consumiam bebidas alcoólicas diariamente apresentaram alguma alteração no seu cérebro, inclusive as pessoas que consumiam apenas uma ou duas unidades, porém a mudança maior e mais significativa apareceu nas pessoas que bebiam mais de três unidades.
Nos casos que as pessoas bebiam de uma a duas unidades, os pesquisadores perceberam que o cérebro aparentava ser 3,5 anos mais velhos. E nos casos em que as pessoas bebiam mais de 4 unidades por dia a alteração é muito grande e muito grave, pois o cérebro dessas pessoas aparentavam ser até 10 anos mais velhos.
Se caso você tem o costume de beber apenas uma unidade por dia não há motivo nenhum para se desesperar. Pois apesar de haver uma alteração, ela é muito pequena e o estudo deixou claro que ainda precisa fazer uma investigação maior de pessoas.