De onde saem e por que surgem as mosquinhas de banheiro? Dez curiosidades sobre elas

Algumas pessoas já notaram a presença de pequenas moscas em seus banheiros e também em suas cozinhas. E essas moscas são de aspecto felpudas e inclusive se parecem com minúsculas mariposas. E como muitos podem estar na dúvida de porquê surgem essas moscas específicas e se elas são um bom sinal ou não, hoje viemos falar um pouco mais sobre esse assunto para você.

Elas são pertencentes à família Psychodidae, que popularmente também são conhecidos como as moscas-de-banheiro. E os seus habitats mais comuns são os ralos de banheiro e também as cozinhas, pois são nesses locais específicos que os seus ovos eclodem. Após acontecer a fase que os seus ovos eclodem, as larvas desses animais precisam se alimentar de restos orgânicos e também de matéria em decomposição.

Esse estágio da larva da mosca dura em média de 9 a 15 dias. E a presença dessas larvas, na maioria das vezes, é benéfica, pois elas podem cortar cabelos e iodo dos esgotos. Mas também, se essa camada não for removida completamente, ela continuará botando seus ovos e se procriando e multiplicando cada vez mais.

Já quando adultos essa espécie vivem por cerca de 20 dias e elas só se reproduzem uma única vez. E logo após as primeiras 48 horas, os ovos que forma depositados pelas fêmeas já eclodem também, ou seja, é um ciclo de vida absolutamente rápido.

São insetos completamente noturnos, mas também podem se orientar pelas luzes. Eles não voam com certa regularidade, podendo apenas andar e correr rapidamente. A família a qual eles pertencem tem mais de 3 mil espécies conhecidas pelo mundo inteiro.

São insetos também facilmente encontrados na natureza em locais mais úmidos. Há uma subfamília da Psychodidae que se alimenta de sangue e é a principal responsável por ser um dos vetores de diversas doenças, como por exemplo a leishmaniose. E algumas das fêmeas adultas que se alimentam de sangue tem preferência maior pelos sapos.