A apresentadora Ana Maria Braga, bastante emocionada, não conseguiu segurar as lágrimas durante a exibição do “Mais Você” nesta quinta-feira (23). Tudo aconteceu quando ela recebeu a notícia ao vivo sobre as três indicações ao Oscar 2025 do filme Ainda Estou Aqui. Dirigido por Walter Salles, o filme foi indicado nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Estrangeiro e ainda trouxe a indicação de Fernanda Torres para Melhor Atriz, pela sua interpretação de Eunice Paiva.
Enquanto o “Mais Você” transmitia a cerimônia do Oscar ao vivo, Ana Maria, que estava acompanhada do economista Gil do Vigor, não conseguiu conter a emoção e falou: “Acho que vou chorar”. Com o coração cheio de alegria, ela ainda completou: “Muito bom, muito bom”. Esse momento foi especial, não só pela indicação de Ainda Estou Aqui, mas porque é a primeira vez que uma produção brasileira entra na disputa pelo Oscar na categoria de Melhor Filme.
A indicação de Fernanda Torres, aliás, gerou um grande alvoroço nas redes sociais. A atriz voltou a ser assunto nas conversas de muitos brasileiros, que celebraram a indicação dela ao prêmio de Melhor Atriz, encerrando um jejum de 26 anos sem uma brasileira entre as indicadas. Para quem não lembra, a última vez que uma atriz brasileira foi indicada foi em 1999, quando Fernanda Montenegro concorreu ao prêmio de Melhor Atriz.
Ana Maria Braga e Gil do Vigor tendo a reação mais Brasil possível ao ver a Fernanda Torres sendo indicada como Melhor Atriz. pic.twitter.com/dutTFqcuzr
— Fábio Garcia (@fabiogaj) January 23, 2025
A reação nas redes sociais foi de pura festa e emoção. No X (antigo Twitter), o nome de Fernanda Torres rapidamente se tornou um dos assuntos mais comentados. Vários internautas demonstraram sua felicidade pela conquista da atriz carioca, que, além de ser indicada ao Oscar, também foi premiada como Melhor Atriz pelo Globo de Ouro 2025.
Uma pessoa, empolgada, escreveu: “Eu já tava feliz com a indicação de Melhor Filme Internacional, mas aí veio a Fernanda Torres… Já tava passando mal! E quando anunciaram o Melhor Filme, não aguentei, terminei caindo da cadeira!”. Outro comentário foi mais animado ainda: “AINDA ESTOU AQUI COM 3 INDICAÇÕES AO OSCAR: MELHOR FILME, MELHOR FILME INTERNACIONAL E MELHOR ATRIZ, FERNANDA TORRES, A NEPOBABY DO BRASIL! ESTAMOS COM ELA ATÉ O FIM!”. O entusiasmo tomou conta das redes, com pessoas dizendo que finalmente era o momento do Brasil brilhar no maior prêmio do cinema.
Ainda Estou Aqui é um filme baseado em uma história real, que foi retratada no livro de mesmo nome, escrito por Marcelo Rubens Paiva. A história é sobre Eunice Paiva (vivida por Fernanda Torres), uma mulher que teve sua vida completamente transformada pela ditadura militar. Eunice era esposa de Rubens Paiva (interpretado por Selton Mello), que foi preso, torturado e morto pelos militares nos anos 70. Ao longo de décadas, Eunice lutou para que o Estado reconhecesse não só a morte do marido, mas também de outras vítimas da repressão.
Foi só em 1995 que Eunice finalmente conseguiu que o governo brasileiro reconhecesse oficialmente o assassinato de seu marido. A luta dela foi intensa, e a emoção de ver sua história agora sendo contada no cinema, com tantas indicações, é algo realmente comovente para todos os brasileiros. A trajetória de Eunice, cheia de dor e superação, e a atuação de Fernanda Torres, emocionaram muita gente.
Portanto, essa indicação ao Oscar representa não só um prêmio para o cinema brasileiro, mas também uma homenagem a todas as pessoas que, como Eunice, enfrentaram tempos difíceis durante a ditadura, lutando pela verdade e pela justiça. Para muitos, essa vitória já é uma grande conquista, e o Brasil segue torcendo por mais uma história de sucesso no tapete vermelho de Hollywood.